Deprê pós-verão

Mesmo com o enlouquecimento climático global tem uma hora que o outono chega. Pelo menos aqui. No Brasil, ele não chega, só passa bem rapidinho. Quando eu vejo as primeiras folhas amarelas nas árvores, meu ânimo também começa a desbotar, porque eu adoro o calor e “sufro el frío” (sofro com o frio).

Na rua de casa! (12/04)

Neste fim de semana, tive que reformular meu guarda-roupa. Tudo de tecido leve, por menor espaço que ocupasse, perdeu lugar. E as prateleiras ficaram abarrotadas de lã! Ai, credo! Mas é inevitável. E quando eu estava lutando com as roupas e para aceitar essa mudança estacional, percebi o silêncio que fazia nas redondezas e pude ver que tem alguma coisa de bom no friozinho: os vizinhos fecham as janelas e a gente escuta menos gritos da – e com a – criançada. E dá uma paz…

Pra me ajudar – ou me reafirmar – nessa tristeza, li numa revista feminina muito legal daqui, chamada Sophia, que “Abril nos devolve a intimidade. De uma hora para outra, sentimos o desejo de nos conectar mais e melhor com o nosso mundo.” E ainda dizia que “começamos a buscar refúgio, a nos recolher e aproveitar o calor da nossa casa”.

E dez passos mais à frente.

Sem dúvida o frio faz as pessoas se retraírem, pra bem e pra mal. Depois de passar de uma cidade de um único mês de inverno (Taubaté-SP) pra Buenos, ficou óbvio pra mim que o clima não afeta só as plantas. Quem mora em lugares de calor nunca passa por essa transição. Consequentemente, as pessoas se “internam” menos dentro de si e tendem a ser menos reflexivas. Mas, por outro lado, são sempre mais expansivas e alegres. Já nas regiões frias, as pessoas tendem a ser mais fechadas e talvez mais racionais, mas também podem chegar a ser bem mais mal-humoradas e sem-graça!

Em mim a mudança é clara: a deprê bate à porta! Mas enquanto eu não abro a porta nem para o mal-humor nem para o frio, eu posso ver pela janela o céu de Buenos Aires que está sempre azul. E também posso ligar o aquecedor e ar condicionado quente! E assim vai ser… até o frio passar!

4 thoughts on “Deprê pós-verão

  1. Julia Nassif 30/04/2010 / 01:19

    Ou pode também chamar as primas pra tomar um cafezinho ou um chá pra aquecer o corpo e o coração! Beijão!

    • renatavmesquita 30/04/2010 / 16:21

      Ótima ideia!! Assim a gente aproveita as cafeterias daqui, pena que elas não têm chocolate quente… Beijoss

  2. Erica Shimamura 30/05/2010 / 03:59

    Oi, Rê
    acabo de conhecer o seu blog. ai, que saudades dessa cidade linda e cheia de charme!!!
    o friozinho é chato mesmo, mas pense que vc mora em uma cidade belíssima, com muitas livrarias e cafés, gente bonita.
    ah, fora que o frio faz bem para a pele do rosto hahuahuahauhuah
    adorei ter notícias suas. vou acompanhar o blog.

    bjo,
    Erica

    • renatavmesquita 31/05/2010 / 03:13

      Eriquinha, hoje fez 13 graus e ventava geladooooo (só com muito casaco pra aproveitar o domingo)… Mas, sem dúvida as cafeterias e livrarias lindas daqui são um grande consolo pra mim nessa época de frio! Venha me visitar mais vezes! Besos

Deixe um comentário