Prédio na horizontal

Pra encontrar um cantinho bacana em Buenos Aires, e na Argentina em geral, um brasileiro precisa “desconstruir” uma série de termos imobiliários e descobrir outra série de particularidades locais.

Eu não estou falando de entender contrato de aluguel não. Eu me refiro a, além de decifrar as abreviações dos anúncios, esquecer o significado e sentido de certas coisas em português. A começar literalmente pelas bases: diferente daí, há excelentes apartamentos no andar térreo dos prédios (chamado “planta baja”), supervalorizados porque oferecem um pátio, quintal ou jardim.

A orientação do imóvel também pesa muito. Talvez muito mais que no Brasil. Os apartamentos se dividem em “frente” e “contrafrente”, com as janelas pra rua ou para o “pulmón de manzana”, respectivamente. Na arquitetura daqui os prédios são construídos sem recuo da calçada, ou seja, as janelas dão mesmo diretamente pra rua. E, do outro lado, atrás do prédio, sempre sobra uma área que na maioria das vezes tem gramado e árvores. Dentro dessa lógica, quando todos os prédios têm os fundos com plantas e estes fundos se encontram no centro do quarteirão (“manzana”, em espanhol), se forma um “pulmão verde”. E isso faz toda a diferença no visual!

As diferenças vão um tanto além. Se a questão é morar em casa, atenção porque “Duplex” não é uma casa de dois andares, é uma casa geminada. Mas se uma casa parecer grande e insegura demais e morar em apartamento não for uma ideia que agrade, ainda existe uma solução: um PH (lê-se: “pê-atche”), sigla de “Propiedad Horizontal”. Já testada e superaprovado por mim!! Esses prédios horizontais são quatro ou mais casas, uma ao lado da outra e às vezes até em cima da outra, dentro do mesmo terreno e geralmente com “terraza”. Agora substitua a conotação que o termo “terraço” (ou pior ainda “laje”) tem no Brasil, como “coisa de pobre” e pense na ideia de uma “cobertura”. Um “PH con terraza” é disputadíssimo pelo respiro que a área aberta oferece. (Já renovei o contrato do meu, porque daqui não quero sair, daqui não quero que ninguém me tire!)

A partir daí é só ter em mente que “monoambiente” é quitinete; “dos ambientes” tem um quarto; “tres ambientes” tem dois quartos e assim por diante. “Baño completo” (banheiro completo) quer dizer que tem bidê, muito usado aqui. “Expensas” seria o valor do condomínio. Os “apto profesional” são os que podem ser usados como escritório. “Lavadero” nada mais é do que “área de serviço” (um tanto rara aqui), “balcón” é sacada e “family”, uma área comum para reunir a família na frente da TV.

E quando gostar de verdade de um imóvelo o mais fundamental é ser rápido no gatilho. Tem que fazer a reserva na mesma hora. Infelizmente não há tempo para pensar muito, porque eles vão que nem água. Mas é preciso estar com o coração e o bolso preparados, porque os aluguéis estão caríssimos. Por exemplo: “Dto 1 amb. Amueblado C/Patio “Palermo” $ 1.300” (traduzindo: quitinete mobiliada com pátio em Palermo, 1.300 pesos.Detalhe extra: tem 36 m2). E, bom, nem preciso falar que estrangeiro sofre neste mercado porque não tem fiador (“garante”/”garantía”) e muitas vezes só consegue fazer contrato temporário e, pasmem, em dólares!

6 thoughts on “Prédio na horizontal

  1. Rachel 05/05/2010 / 04:56

    Ai, quero morar aí, numa casa geminada com laje ou no prédio com jardim atrás. Que delícia!
    Descobri hoje seu blog. Você continua escrevendo muitíssimo bem! Estou adorando conhecer Buenos Aires através do seu olhar.
    beijos
    Quel

    • renatavmesquita 05/05/2010 / 21:35

      Mude pra cá, Ra!! 😉 Ou venha me visitar!
      E volte sempre ao blog e à minha casa! hehe
      Beijão e obrigada!!

  2. Caito Marcondes 05/05/2010 / 15:58

    maravilha, renata…ja fiquei a fim de “alquilar” alguma coisa aí…hehehe!

    beijos e até breve ( já te falei que estarei por aí entre 8 e 12 de julho? )

    • renatavmesquita 05/05/2010 / 21:31

      Hehe!! Opa! Vamos adorar ter mais Nassifs por aqui!
      Você tinha falado que vinha, mas não lembro se tinha falado a data exata. E onde vai ser desta vez? Beijo

  3. Lu 06/05/2010 / 21:04

    Oi, Rê!!! Eu acho que sou a primeira “porteña” que escreve no seu blog, né? Parabens, amiga e professora! É ótimo, o adorei. Vc tem um jeito de escrever aditivo, quero continuar lendo! 🙂
    Beijão

Deixe um comentário