Entrei na linha

by 100mifa

Este post ficou “engavetado” por quase duas semanas. Cada dia que eu pegava o trem da linha Mitre e ia meio apertada ou quase esmagada, achava melhor pensar um pouco mais sobre o que eu ia dizer aqui.

Mas, hoje eu estou decidida. Depois de uma semana com um carro à minha total disposição, pela primeira vez nesses meus 4 anos e meio aqui, eu já não tenho mais dúvidas… Trem é tudo de bom! Não tem coisa melhor!

Eu adoro dirigir, mas como qualquer ser humano em sã consciência odeio trânsito. Descobri que caminhar oito quadras e pegar o trem incomoda muito menos gente do que um elefante, do que uma fila interminável de carros ou do que um motorista de ônibus bronco.

É  uma delícia ter uma plataforma inteira a meu dispor para ficar esperando (mesmo nos vários dias que ele atrasa), poder entrar sem ter que falar com ninguém mal-humorado (aqui a gente diz até onde vai para o motorista e ele programa a máquina com o valor a pagar) e não ter que me equilibrar para colocar as moedas (porque só aceita moeda) e nem fazer malabarismo para sobreviver às barbeiragens do cara.

Além do que a passagem custa de 0,80 a 2,20 pesos. Baratinho!! E o transporte público aqui é mesmo para todos os públicos, tem gente de terno, jovem moderninho, todo mundo de MP3, alguns carregando laptops, e também gente simples e sem-teto.

O trem também ganha do metrô no meu ranking de preferências porque dá direito a luz do dia e vista panorâmica. Além de ter muito menos escada pra subir e descer. É a diferença entre me sentir uma minhoca e um papa-léguas.

Isso sem falar nas viagens de longa distância: não ter duas horas de check-in, não ter que esperar malas na esteira e não ficar com a sensação de claustrofobia pelo simples fato de que dá pra pular pela janela ou mesmo dá pedir pro “maquinista” pisar no freio…

Que bom seria poder viajar de trem pelo Brasil e pela Argentina, e entre os dois países também (num trem-bala, claro!)…

4 thoughts on “Entrei na linha

  1. Mariana 28/05/2010 / 22:48

    Re, pensei numa outra vantagem pros trens: a gente pode ir caminhar pelos corredores na hora que o filho agonia! Porque quando eles ficam impacientes presos na cadeirinha do carro… menina, tem que se virar para acalmá-los!
    bjos

    • renatavmesquita 28/05/2010 / 22:54

      hahaha! Muito boa! Pra “gente grande” também é uma salvação poder dar uma circulada… e ainda costuma ter bar e lanchonete pra entreter os adultos… Besito!

  2. Denise 30/05/2010 / 20:24

    Oi Re!!!

    Gostei muito do seu blog. Um olhar bem humorado para as experiências vividas por todos nós, brasileiros, que fixamos residência nesta charmosa cidade.
    Beijão,
    Denise

    • renatavmesquita 31/05/2010 / 03:50

      Oi, Dê! Não dá para ignorar as diferenças culturais… Mas o melhor é manter o bom-humor, porque não tem quem esteja “certo” ou “errado”, é tudo questão de ponto de vista, né?
      ‘brigadinha pela visita e volte sempre! Besito

Deixe um comentário